About the journal

 

Acta Psicossomática é um periódico internacional cujo escopo abrange tanto a pesquisa clínica aplicada como a pesquisa básica e translacional no que tange aos diversos fatores relacionados aos fenômenos psicossomáticos.

As publicações da Acta Psicossomáticavisam a destacar a importância do desenvolvimento e o ciclo vital humanos em seus aspectos psicológicos, sociais, culturais e biológicos com uma abordagem multidimensional, buscando estratégias de promoção, prevenção e recuperação da saúde. A própria noção e definições de Psicossomática e Desenvolvimento em suas diferentes versões, análises e perspectivas históricas são temas desejáveis para os artigospublicados pela revista.

Serão aceitos para publicação artigos originais e revisões sistemáticas, mas também serão bem-vindos outros tipos de trabalhos, como, por exemplo, relatos de caso e comunicações breves relevantes à temática do periódico.

 

Missão

Acta Psicossomáticatem como objetivo contribuir com a transmissão do conhecimento científico no que tange aos processos psicossomáticos do desenvolvimento humano, tanto no período perinatal, como ao longo do ciclo vital, compreendendo a infância, a adolescência a idade adulta e a velhice e do estresse com suas implicações clínicas e laborais. Portanto, o perfil deste periódico abrange a aplicação de uma gama de abordagens metodológicas e de instrumentos de pesquisa básica e aplicada e com enfoque translacional. Serão também publicados estudos na linha de prevenção e de promoção de saúde.